Diretoria

* José Vitoriano de Britto Neto

Geólogo, natural de Fortaleza/CE, graduou-se pela Universidade Federal do Ceará em 1989, apresentando trabalho sobre “Geologia do Complexo Granítico Quixadá-Quixeramobim”, sob apreciação dos geólogos e professores Afonso Rodrigues de Almeida (Orientador), Michel Henri Artur e José Ferreira de Andrade.

Foi monitor da disciplina Petrografia Ígnea e participou do Projeto Granitóide com bolsas de aperfeiçoamento do CNPq, apresentando trabalhos sobre “Análises Petroquímicas dos Granitos de Quixeramobim/CE” e “A Zona de Cisalhamento Dúctil de Senador Pompeu na região de Joatama, Quixadá/CE”.

Em 1990 iniciou a carreira profissional. De 1991 a 1994 assumiu a função de Geólogo da empresa Marmoraria LCR Ltda, pesquisando rochas ornamentais no Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí.

Em 1996, cria a CAGEO, passando a desenvolver consultorias e trabalhos nas áreas de hidrogeologia, geotecnia, prospecção mineral e topografia. É responsável técnico pela CAGEO, planejando e acompanhando as atividades técnicas, projetos de expansão da empresa e a implementação dos programas de segurança do trabalho.

Participou de cursos como os de “Extração e Beneficiamento de Rochas Ornamentais”, “Manuseio e Utilização de Explosivos”, “Legislação Ambiental”, “Manutenção de Poços Tubulares”, “Instalação de Bombas Submersas”, “Testes de Bombeamento”, “Formação de Auditores Líderes Ambientais Resolução CONAMA 306”, “Hidrogeologia Aplicada – Aquíferos Porosos e Fraturados”,  “Perícias Judiciais”, “Legislação Profissional” e de “Segurança do Trabalho”.

Em 2012, iniciou curso de especialização em Engenharia Geotécnica – Fundações e Obras de Terra pelo INBEC-UNICID, com data de conclusão em dez-2014.

Como representante da ABGE no Ceará, foi convidado e participou da revisão da publicação Glossário de Termos Técnicos de Geologia de Engenharia e Ambiental, 2ª edição lançada em 2012.

É associado à APGCE, ABGE, ABMS e SBGeo. Sua Certidão de Acervo Técnico – CAT inclui requerimentos de pesquisa, prospecção de água subterrânea e de jazidas de rochas ornamentais, construção, manutenção e avaliação de poços tubulares, estudos hidrogeológicos para licenciamento ambiental, sondagens geotécnicas, sondagens rotativas testemunhadas e levantamentos topográficos.

Desde 2009, integra a Diretoria da APGCE e, naquele ano, foi idealizador do Evento GeoCeará 2009 – Geologia sob um Novo Olhar, que homenageou inúmeors profissionai geólogos(as) , instituições e empresas do setor. Foi eleito representante da APGCE no CREA/CE para o ano de 2010, assumindo a Coordenação da Câmara Especializada de Geologia e Engenharioa de Minas. Em 2013, foi novamente eleito representante da APGCE no CREA/CE para o triênio 2014-2015-2016. Atualmente, é o Conselheiro Adjunto da Câmara Especilalizada de Geologia, Geografia, Engª de Minas e Agrimensura do CREA/CE.

* Carmem Lúcia Pereira da Silveira


Pedagoga, 
natural de Cachoeira do Sul/RS, graduou-se pela Faculdade Latino-Americana de Educação em 2004, apresentando trabalho sobre “O Adolescente em Situação de Risco Pessoal e Social”, tendo como foco de pesquisa os menores assistidos pelo Pólo Central de Fortaleza/CE.

Participou do “Programa Voluntário de Alfabetização de Adultos” no “Projeto de Educação Solidária” do Governo Federal. Nas comunidades do Lagamar e Joaquim Távora em Fortaleza/CE, promovendo a alfabetização de muitos jovens e adultos.

Entrou no quadro societário da CAGEO em 2004, ficando responsável pela organização e condução do setor administrativo-financeiro, busca de novos negócios e implementação de projetos de desenvolvimento social.

FacebookTwitterGoogle GmailWhatsAppCompartilhar